LONDRES, 11 Ago (Reuters) - A seleção brasileira conseguiu uma virada incrível na partida contra os Estados Unidos e também no torneio para conquistar neste sábado o bicampeonato olímpico do vôlei feminino em Londres.
Depois de um primeiro set perfeito dos EUA, o time comandado pelo agora tricampeão olímpico José Roberto Guimarães se acalmou e fechou o jogo em 3 sets a 1, parciais de 11-25, 25-17, 25-20 e 25-17.
"A gente não viu a cor da bola no primeiro set, e precisava ser mais agressivo e pressionar em alguns fundamentos. Depois que nosso saque entrou, dificultou a recepção, nosso bloqueio e recepção se ajustaram, e a aí a gente começou a entrar no jogo", disse o treinador brasileiro após a partida.
O confronto em Londres foi uma reedição dos Jogos de Pequim há quatro anos, quando o Brasil também foi campeão ao vencer as norte-americanas por 3 a 1.
Ao som de "o campeão voltou", as brasileiras tiveram uma atuação impecável a partir do segundo set e comemoraram com muitas lágrimas, abraços e até cambalhotas na quadra.
Após uma campanha ruim na primeira fase, com duas derrotas em cinco jogos, a seleção brasileira dependeu de uma vitória justamente dos EUA sobre a Turquia na última rodada para se classificar com a última vaga para as quartas de final.
Na primeira partida eliminatória dos Jogos, o Brasil enfim jogou bem e salvou seis match points para eliminar a Rússia no tie-break de um jogo dramático que devolveu a confiança ao time, que na partida da semifinal atropelou o Japão.
"A gente criou uma história muito bonita. Se a gente pedisse para o Woody Allen fazer um filme com um final desse, acho que nem ele conseguiria, com toda a categoria dele", declarou a líbero Fabi.
JAQUELINE, A "ABENÇOADA"
No entanto, contra as norte-americanas, que já haviam derrotado a equipe brasileira na primeira fase, o Brasil começou nervoso. Os EUA iniciaram melhor, abrindo 6-1, e se mantiveram na frente após sucessivos erros do Brasil, o que motivou Zé Roberto a pedir calma à equipe quando o placar apontava 13-5.
As principais atacantes do Brasil, principalmente Scheilla e Fernanda Garay, tiveram muitas dificuldades de colocar a bola no chão. Paula Pequeno entrou em quadra e também falhou, sendo substituída após dois ataques errados. Os EUA, então, fecharam a primeira parcial com extrema facilidade.
No segundo set, as brasileiras fizeram 3-0, e, embora as norte-americanas tenham chegado ao empate em 12-12, abriram boa vantagem na sequência com o apoio das centrais e de Jaqueline, empatando o jogo.
O Brasil seguiu bem no terceiro set, novamente com Jaqueline bem no ataque -- ela fez 18 pontos e foi a maior pontuadora da partida --, enquanto nos EUA a destaque Hooker, que jogou pelo Osasco a última Superliga, não apresentava a mesma eficiência do set inicial.
"Eu nunca fui protagonista, nunca fui de atacar muitas bolas, mas hoje todo mundo olhava para mim na quadra e falava que eu estava abençoada, confiava no meu ataque. Esse grupo foi muito forte em todos os momentos", disse Jaqueline, chorando.
Sem titubear no quarto set, a equipe brasileira fechou o jogo, e José Roberto Guimarães tornou-se o primeiro brasileiro tricampeão - além dos títulos de 2008 e 2012 com as mulheres, ele foi campeão com a seleção masculina de vôlei em 1992.
(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário