14 de jul de 2013

Bernardinho: "primeira etapa foi cumprida, agora vem passo decisivo

Exigente, Bernardinho não esboçou nenhum sorriso após a vitória sobre os Estados Unidos pela última rodada da fase inicial da Liga Mundial de vôlei - o Brasil se classificou com nove vitórias em dez partidas. O técnico reconheceu, no entanto, que a reformulação da equipe tem dado certo. Mas aguarda como o time recheado de novatos vai se comportar na etapa decisiva, que começa quarta-feira, na Argentina.

“Jogar contra os Estados Unidos foi um teste importante. Concordo com o técnico deles que eles erraram muitos saques, mas quando entrou, havia pressão. Nossos jogadores precisaram ter muita concentração na recepção porque tínhamos apenas um especialista no fundamento (o líbero Mário Júnior). E isso eles mostraram”, afirmou Bernardinho.


O técnico escalou três dos novatos desde o início: o levantador William, o oposto Lipe e o meio-de-rede Maurício Souza. E ficou satisfeito com o que viu. “Temos um grupo em condições de jogar as finais, mais do que um time de apenas seis jogadores. A primeira etapa foi cumprida bem. Agora a gente precisa dar o passo decisivo ainda melhor”, disse Bernardinho.

A Seleção Brasileira masculina de vôlei estreia na fase final da Liga Mundial na próxima quarta-feira contra a Rússia, adversário que tirou a medalha de ouro olímpica dos brasileiros em Londres no ano passado. Na sexta-feira, enfrenta o Canadá.

“É um grupo difícil. Canadá é um time que joga certinho e Rússia é sempre perigosa. Em relação à Olimpíada, Mikhaylov não vai jogar porque parece que vai operar o ombro. Há algumas mudanças, mas o sistema é igual. É potência, é bloqueio.

Precisamos ter paciência e consistência se quisermos vencê-los”, explicou Bernardinho.


Na fase de preparação para a Liga Mundial, o Brasil disputou dois amistosos com a Rússia. Venceu ambos por 3 sets a 1.
“Nós já conhecemos eles. Confesso que não vinha acompanhando todos os jogos porque não era o nosso foco, mas sabemos como eles jogam. Agora é dar uma olhada nos vídeos e focar um pouco mais. Nesta segunda-feira já estaremos na Argentina treinando”, disse Bernardinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário