Nesta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei fez o julgamento de Natália, ponteira do Vôlei Amil, de Campinas (SP), e da Seleção Brasileira. A jogadora foi punida com uma suspensão de 60 dias, após seu exame antidoping ter apontado o uso da substância 16-OH Prednisolona, presente em medicações para combate à asma. Porém, como a atleta já cumpriu 30 dias de suspensão preventiva e mais três dias pela espera de um novo julgamento, Natália só ficará afastada das quadras por 27 dias, período que começa nesta quarta-feira.

A jogadora foi a julgamento pela primeira vez no dia 9 de julho, depois que o exame testou positivo no dia 16 de março, acusando concentração acima do permitido da substância 16-OH prednisolona. Entretanto, o STJD chegou a reconhecer que o laboratório responsável pelo exame, o Ladetec, cometeu erro na análise, já que o nível de concentração da substância estava dentro do limite permitido, e o próprio STJD enviou um pedido de desculpas à atleta, que já havia cumprido um período de suspensão preventiva de 30 dias.
Após o julgamento, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) voltou atrás e confirmou que o exame de Natália havia mostrado uso da substância em nível acima do permitido e, então, o julgamento foi marcado para esta terça-feira.

Gazeta EsportivaGazeta Esportiva